Clube dos Canibais
O cinema sempre foi uma grande arma política, basta lembrar de muitos dos filmes hollywoodianos em que os inimigos e/ou vilões das histórias eram os comunistas da União Soviética, os Russos, os árabes e mais recentemente, os coreanos. Enfim, sempre representando ou os ideais de sua época ou das pessoas envolvidas na produção do filme. No Brasil não é diferente, além do tema da redação do Enem A Democratização do acesso ao cinema no Brasil sempre tivemos diversos filmes nacionais que trouxeram discussões políticas para as telonas, podemos dar de exemplo o tão comentado filme de 2019 Bacurau, podemos citar também outro filme de Kleber Mendonça Filho o Aquários, o Que Horas Ela Volta da Anna Muylaert entre outros. Hoje vamos falar de um desses filmes que trazem uma discussão política bem interessante, vamos falar de Clube dos Canibais dirigido por Guto Parente que estreou neste ano de 2019.
O filme conta a história de Otávio (Tavinho Teixeira) e Gilda (Ana Luiza Rios) que fazem parte da elite brasileira e tem como prática o consumo de carne humana. Além disso, Otávio faz parte de um clube de canibais de elite liderado pelo político Borges (Pedro Domingues). A vida de Otávio e Gilda entra em perigo quando ela descobre um segredo de Borges, colocando-os na mira do poderoso político.
Clube dos Canibais pra mim é um dos melhores filmes do ano, as discussões políticas (lembrando que aqui estamos usando o termo “política” de forma bem abrangente e não partidária) suscitadas no filme, as metáforas políticas das cenas e das relações expostas no filme são muito boas. Tudo dentro do filme tem um motivo e é impossível você ver esse filme sem ter diversos insights e reflexões sobre as diversas questões da nossa sociedade.
Outro ponto positivo pra mim, alem de todo o enredo é o fato de todas as atuações estarem ótimas, com destaque especial para Pedro Domingues no papel do político Borges, conseguindo representar muito bem até onde pode ir o descaramento de um homem poderoso. Além disso a trilha sonora do filme está impecável, com certeza um dos grandes pontos positivos do filme.
Assim como o filme Parasita, Clube dos Canibais é um filme que funciona em qualquer lugar, sua premissa vem do conflito entre classes sociais e não importa onde for, isso é algo que está presente em nossas vidas.
E depois disso tudo é claro que eu recomendo que todos vejam esse filme, não só pelas discussões que o filme pode proporcionar, mas por realmente ter uma ótima história, ter ótimas atuações e uma ótima trilha sonora, sem duvida um dos melhores filmes nacionais que já vi.