Resenha: Jack Ryan (1ª Temporada)
Essa era uma das poucas séries que realmente esperava para esse ano pois sou fã do personagem (culpa do meu pai) e fazia tempo que não via um aventura política boa e de qualidade, talvez desde a finada 24 Horas. Talvez unindo a minha expectativa com essa carência me fizeram gostar muito dessa nova abordagem do famoso personagem de Tom Clancy, que já ganhou as telonas em várias ocasiões. Jack Ryan tem ótimas sequências de ação e trama política e bons personagens, e um astro principal que convence e nos guia durante essa montanha-russa.
A temporada toda segue o esquema de gato e rato, quando surge no cenário uma figura que se torna um perigoso terrorista. É quando Jack (John Krasinski) percebe o perigo antes de todos e começa a caçada. Mas ao mesmo tempo outros arcos são desenvolvidos e explorados e as tramas se entrelaçam com o passar dos episódios. E as ligações de um episódio para o seguinte são muito orgânicas, logo é muito fácil de você seguir os 8 episódios da primeira temporada de uma tacada só. E durante sua evolução, Jack vai conhecendo as pessoas que vão se tornar parte importante da sua vida, como o interesse romântico com a Dra. Cathy Muller (Abbie Cornish) e o aliado Jim Greer (Wendell Pierce), ambos ótimos coadjuvantes.
A série aborda e contextualiza o passado de Jack muito bem, sem necessidade de um episódio dedicado a isso, utilizando muito bem flashbacks e a convincente atuação de Krasisnki. O “novo” Jack tenta se afastar ao máximo da ação, e tudo isso é compreensível devido aos seus traumas, mas também não foge quando é preciso. Como uma personagem coloca muito bem no decorrer da série, Jack é um “lobo em pele de cordeiro”. O vilão também é super bem contextualizado com cenas ótimas, podemos ver gradativamente a sua mudança e descrença até chegar ao seu derradeiro ponto. E seus ataques terroristas também rendem ótimas cenas e, por consequência, ótimas cenas de ação.
Mesmo não se destacando entre as séries originais da Amazon (séries como Ms. Maisel, a ganhadora do Emmy, é muito melhor), Jack Ryan deixa a sua marca e com certeza vale a conferida para todos que gostam de uma boa ação com pitada de trama política. Esperando ansiosamente pela sua (já confirmada) segunda temporada.