Trilogia Sci-Fi e Feminismo Árabe são destaques na programação do CCBB-RJ
O CCBB-RJ preparou uma programação especial para os fãs de cinema, à começar amanhã (dia 15). Às 19h, o destaque é a Trilogia Sci-fi, da diretora palestina Larissa Sansour, que aborda assuntos relevantes ao povo palestino. A sessão terá legenda descritiva e tradução em libras e após as exibições, haverá uma conversa pública com a cineasta carioca Jo Serfaty.
Os filmes da trilogia são Um Êxodo Espacial (A Space Exodus), no qual a diretora recria a icônica cena do homem chegando à lua, utilizando referências do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick; Patrimônio Nacional (Nation Estate), que propõe uma solução para a questão palestina: um arranha-céu que abriga toda a população e seus territórios; e No Futuro eles Comiam da Melhor Porcelana (In the future they ate from the finest porcelain) sobre uma intervenção história criada por um grupo de resistência. Destes, apenas o último foi exibido no Brasil.
Já no sábado, dia 16, às 17h30, acontece uma das mesas mais aguardadas da programação: “O mundo árabe no feminino: religião, nação e feminismos“, com a presença de Elzahra Osman (Inep/UnB), Gisele Fonseca Chagas (NEOM/UFF) e Houda B. Bakour (NEOM/UFF); E retratando a diversidade do cinema árabe através de uma seleção de mais de 30 obras cinematográficas dirigidas por mulheres é o objetivo da Mostra de Cinema Árabe Feminino, que acontece até o dia 25 de março no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro.
No total a mostra contempla 13 longas-metragens, sendo oito inéditos, e 24 curtas, somando 37 produções de mais de 10 países: Arábia Saudita, Argélia, Egito, Iêmen, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Palestina, Qatar, Síria e Tunísia. O projeto é uma realização da Partisane Filmes, patrocinada pelo Banco do Brasil através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com entrada franca para todas as sessões.
Outras informações e a programação da mostra você pode ver aqui.