29º Cine Ceará: Entrevista com Lília Cabral e equipe do filme “Maria Caritó”
Entrevista com Lília Cabral, homenageada no 29° Cine Ceará com o Troféu Eusélio de Oliveira por sua carreira entregue pelo ator José Loreto, e que teve seu novo longa “Maria do Caritó” de João Paulo Jabur exibido em caráter hors concours. Além da atriz, o diretor João Paulo Jabur e o ator Fernando Neves também cederam entrevistas
A atriz fala um pouco sobre a adaptação da peça do dramaturgo pernambucano Newton Moreno, e como foram as diferenças em atuar na peça e no filme, a expansão do palco e a contenção da tela. Além de falar da possibilidade de acrescentar camadas dramáticas para uma personagem cômica a partir da Linguagem de cinema, dos closes e planos-detalhe que não existem no teatro. Por fim, a atriz fala sobre a influência da memória da música na criação da dinâmica de corpo em cena, bem como da força política de levar o teatro ao cinema e alcançar todas as regiões do Brasil com a possibilidade de catarse e reflexão.
E confira logo abaixo as respectivas entrevistas com o diretor do filme, João Paulo Jabur, e um dos outros membros do elenco presentes no 29º Cine Ceará, Fernando Neves.
O diretor João Paulo Jabur fala um pouco de suas referências cinematográficas para fazer o filme, como Federico Fellini com filmes como “La Strada” e “As Noites de Cabíria”, com a técnica de atuação da palhaça triste interpretada em ambas por Giulietta Masina, ou como filmes brasileiros “Bye Bye Brasil” de Cacá Diegues pela tradição de teatro mambembe e “O Auto da Compadecida” e “Lisbela e o Prisioneiro” de Guel Arraes.
Fernando Neves, experiente e multifacetado ator do teatro e de técnicas circenses clássicas fala um pouco de como foi interpretar vários personagens diferentes na peça homônima “Maria do Caritó” e agora retornar ao universo do texto original em sua adaptação cinematográfica. São 41 anos de amizade e de variados trabalhos com Lília Cabral, com quem contracena na peça e no filme.
Prometida a um santo que ninguém nunca ouviu falar, Maria foi guardada pelo pai para ser entregue virgem a São Djalminha. Parecia que nem um milagre poderia ajudá-la, mas o amor vem de onde menos se espera e, quando uma trupe de circo chega à cidade, Maria descobre que o mundo pode ser muito mais colorido e divertido do que ela imaginava.
O elenco conta ainda com Kelzy Ecard (‘Segundo Sol’), Leopoldo Pacheco (‘O Sétimo Guardião’), Gustavo Vaz (‘O Doutrinador’), Sylvio Zilber (‘Ponte Aérea’) e Juliana Carneiro Da Cunha (‘Assédio’). João Paulo Jabur dirige.
Maria do Caritó chega aos cinemas dia 24 de outubro.