Resenha: Homem-Aranha: Sem Volta pra casa
Já aviso que sim, essa crítica tem os spoilers óbvios que todos já sabiam sobre o filme. Então não me venha reclamar, você está igual a o padre do filme “A Freira” quando passa pela porta com o twitt de Deus “Te garanto aqui aqui, pra lá tu tá pela tua conta e risco”.
Isto posto, vamos falar de Homem-Aranha – Sem Volta para Casa.
Vamos dar uma geral sobre o filme, tanto a Marvel como a Sony investiram pesado na criação de um hype para esse filme, era boato atrás de boato, um disse-me-disse danado. E pelo visto muito desse hype se converteu em ingressos, em filas, brigas nas filas e muitos vídeos de youtube te explicando tudo que você não queria saber sobre todos os filmes do Aranha.
Depois de dois filmes bem medianos e com várias ressalvas, achei que finalmente acharam o tom certo para o Aranha do Tom Holland, que está finalmente entendendo o perrengue que é ser o amigão da vizinhança. Ainda com a personalidade de um jovem que está saindo da adolescência e não costuma pensar muito antes de agir tem que lidar com as consequências do último filme onde a sua identidade foi revelada e como isso impacta na vida dos seus entes queridos. O enredo começa exatamente no momento que o filme anterior termina e se desenrola daí. Temos algumas informações legais sobre o universo dos outros filmes sendo passado de forma natural e se você não prestar atenção perde detalhes interessantes (fique de olho no Wong e pra onde ele está indo e vindo).
Dr Estranho (Benedict Cumberbatch) cumpre bem o papel de “tutor” do Aranha, e ajuda muito no “amadurecimento” dele. Mas quem rouba mesmo a cena é a tia May (Marisa Tomei) que dessa vez é mais ativa e faz com que Peter comece a assumir a responsabilidade e resolver os problemas que ele arruma.
A volta dos vilões
Mas vamos falar do que todos já sabem. Os vilões antigos voltaram e estão sensacionais! Ver o Molina como Otto Octavius novamente e Dafoe como Norman/ Duende Verde aqueceu o coração do jovem que assistiu aos primeiros, e melhores, filmes do Aranha nos anos 2000. As lutas foram boas, mas a interação entre eles estava ótima. Jamie Foxx conseguiu ser um Electro mais legal nessa segunda chance, mostrando que o “faísca” não é um dos maiores vilões do aranha à toa. O Lagarto continuou sendo bem qualquer coisa só aparecendo mesmo nas porradas, o Sandman nem vou comentar porque admito que deletei o Homem Aranha 3 da minha mente e não posso opinar sobre ele.
Um destaque especial para o Duende… Ele realmente é o vilão que deveria ser mais explorado pelo MCU. O cara é ruim mesmo.
E vamos para o Spoiler que você já sabe que tem, mas se ainda quiser se enganar pular esse parágrafo e vai direto pro último. Esse é o segundo aviso, nem vem reclamar depois.
Sim, temos os três Aranhas aparecendo no filme!!!! e o melhor interagindo e falando como a vida deles seguiram nos seus universos e todos falam a frase. Tobey e Andrew voltam a dar vida a Peter Parker, cada um com a sua personalidade, Tobey com o Aranha mais experiente que já passou por muita coisa e conseguiu levar a vida com a sua MJ e acima de tudo sabe o peso que a responsabilidade tem. Andrew já está numa de ainda ter dúvidas, já que falhou em salvar Gwen e ainda não sabe se é digno de ser um héroi.Eles ajudam o Peter (Tom Holland) a entender que fazer o certo pode ter consequências, mas esse é o lance dos Homens-Aranhas.
O filme tem um ritmo muito bom, você não sente às 2:28 do filme passar. Diferente do segundo, que é bem arrastado. Esse filme diz muito sobre como será o futuro do cabeça de teia na Marvel/ Sony, sim a Sony está bem ativa nesse filme e deve seguir assim em tudo que envolve o universo Aranha daqui pra frente.
Admito que torci para termos algo de Milles, mas quem sabe para um próximo filme. Homem-Aranha:Sem Volta para Casa me entregou um filme divertido, empolgante, com muito fanservice bem feito e um casal que você torce para ficarem juntos. Mesmo que não tenha falado até aqui, Zendaya aparece bastante e contribui muito para a jornada de amadurecimento do Peter no filme. Saí bem feliz da sala de cinema, coisa que não acontecia com um filme live-action do aranha desde de 2004 (não conto aqui o Aranhaverso porque ele é o melhor filme do Aranha). Ele tem seus méritos, seus erros, mas na soma final fica com um 8,5 e passa de ano com sobra.
Então pode assistir sem medo, ele tem uma cena pós crédito bem legal que me deixou bem esperançoso. E o Trailer do Dr Estranho 2 que vale a pena ver.
Até a próxima.