Categories: Especiais

Os 20 anos de Pulp Fiction

Reading Time: 2 minutes

Há 20 anos, Quentin Tarantino estreava o que é provavelmente, o mais icônico e genial de seus filmes.

 Nesse ano Pulp Fiction completa 20 anos. Lançado em 14 de outubro de 1994 nos EUA é, sem dúvidas, o melhor filme do genial diretor Quentin Tarantino e um dos mais influentes do cinema moderno.

O roteiro, escrito por Tarantino na época em que era apenas o empregado de uma vídeo locadora, com a ajuda de seu colega de trabalho Roger Avary, culminou em um filme aclamado pela crítica e público, recebendo prêmios importantíssimos como a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de melhor roteiro original. O filme, que é uma produção independente, faturou cerca de 200 milhões de dólares.

A inspiração para “Pulp Fiction” veio das histórias de mistério e suspense, encontradas nas revistas conhecidas como pulp, impressas em papel de baixa qualidade conforme indica um letreiro no início do filme.

A produção conta três histórias que acabam se entrelaçando: a de dois assassinos profissionais, Jules Winnfield e Vincent Vega (Samuel L. Jackson e John Travolta), da esposa do mafioso, Mia Wallace (Uma Thurman), e a do pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis).

O filme foi dirigido de forma espetacular, juntando drama, comédia, violência e atuações memoráveis. Foi o responsável pela volta triunfal de John Travolta, que andava pelo limbo de Hollywood, sendo até indicado ao oscar de melhor ator, e colocou no mapa dois grandes astros: Samuel L. Jackson e Uma Thurman. Também é o responsável por cenas memoráveis que marcaram pra sempre a história do cinema, como o diálogo sobre os sanduíches do Mc Donald’s entre Vincent Vega e Jules, o twist dançado por Mia e Vincent e claro, a grande citação de Ezequiel 25:17 feita por Jules. Essa citação não foi totalmente retirada da bíblia, apenas uma frase faz parte da passagem, o restante foi derivado de uma fala do filme Karate Kiba, de Sonny Chiba, que é um ídolo e inspirador de Tarantino.


Quentin Tarantino é um diretor que aprendeu o seu ofício assistindo a todos os filmes possíveis na sua época de trabalhador da vídeo locadora, se declara como uma pessoa “doidona e megalomaníaca” e fez sem dúvidas nenhuma a sua obra prima ao escrever e dirigir Pulp Fiction, um filme que apesar de já ter estreado há 20 anos, continua influenciado e divertindo o público. Uma obra de arte que com certeza mudou a história do cinema contemporâneo. E VIVA TARANTINO!

Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
Pulp Fiction
0 0 votes
Article Rating
Josi Lima

Recent Posts

Podcast#198 – Premiações e Filmes de 2024

Depois de entrar em greve junto com meia-Hollywood, voltamos! E hoje com Beto Menezes, Camila…

3 meses ago

Oscar 2024: Confira os indicados

Foram anunciados os Indicados ao Oscar 2024, que será realizado em 10 de Março. Como…

3 meses ago

11 filmes que vieram de livros e você nem imagina

Os filmes que encontramos nas telonas nem sempre surgem de ideias originais de roteiristas e…

6 meses ago

Dupla de filmes alemães imperdíveis para assistir no streaming

Referência no cinema europeu e mundial, a Alemanha fez relevantes contribuições artísticas e técnicas para…

7 meses ago

Podcast#197 – Como consumimos conteúdo?

Tamo de volta com mais um podcast! Dessa vez, Beto Menezes e Matheus Maltempi recebem…

7 meses ago

Aquaman 2: Reino Perdido: Jason Momoa está de volta no 1º trailer da sequência

Depois de muito silêncio, mesmo com os lançamentos de Shazam 2, The Flash e Besouro…

8 meses ago