A fusão Disney/Fox pode não ter sido uma boa idéia e vamos dizer por que
Essa semana foi oficializada a fusão de duas das maiores companhias do entretenimento, a Disney e a Fox. Com isso, a Disney passa a ser dona de todo o conteúdo destinado a cinema e TV que era da Fox, e assim um dos estúdios mais tradicionais de Hollywood chega ao fim. Não exatamente ao fim, pois certas divisões ainda tocarão seus projetos, e as franquias permanecerão, mas isso pode ser bastante negativo no aspecto mais criativo da produção.
Ontem o Deadline informou que, já no processo de organizar a casa para ficar mais à sua cara, a Disney pretende fechar a divisão da Fox 2000 que, graças à sua presidente Elizabeth Gabler, tivemos filmes que foram sucesso de crítica e público mas que são fora da esfera mainstream, como O Diabo Veste Prada, Marley & Eu, A Culpa é das Estrelas e, mais recentemente, os ótimos dramas adolescentes com reflexões sociais Com Amor, Simon e O Ódio que Você Semeia. Outro notável sucesso do selo foi Estrelas Além do Tempo que rendeu 3 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme.
O grande público ficou super animado com a possibilidade da volta de X-Men, Quarteto Fantástico e todos os personagens envolvidos para a Marvel. E não se enganem, como fã, eu também fiquei animado. Mas percebo que em se tratando de liberdade criativa, a Disney dificilmente terá a coragem de abordar filmes e temas como a Fox fazia. Deadpool terá o seu tom de comédia escrachada para maiores mantido por ser um sucesso, mas dificilmente veremos um novo “Logan” com o personagem sobre a tutela da casa do rato.
E da mesma forma acho difícil vermos filmes tão simpáticos e corajosos agora que a Disney começa o seu processo de ver qual selo e quais projetos da Fox ela irá continuar a produção. Corremos o risco de vermos filmes genéricos, que sim consigam nos divertir como entretenimento, mas que irão entrar no mesmo molde de produção em que naõ acrescentem mais temas que levantem uma discussão e nem mesmo uma reflexão.
Enquanto essa fusão segue, vamos continuar acompanhando as cenas dos próximos capítulos para ver que tipo de mudanças a Disney irá promover. Mas de cara, o fechamento da Fox 2000 já representa um péssimo sinal.