Especial: CCXP 2016 – Nossa Experiência
Se a Comic-Con Experience fosse um filme, teria sido dirigido por Michael Bay. Em sua terceira edição, a mesma palavra que define os filmes de Bay se encaixa perfeitamente para resumir o que foi o evento este ano: MAIOR. Só que, diferente de boa parte dos filmes do diretor, a CCXP 2016 teve bastante conteúdo.
A quantidade de atrações e painéis preparados pelos organizadores do evento e as incríveis atividades que cada um dos estandes preparou durante os quatro dias do evento mantiveram todos os fãs ativos, da abertura até o fechamento dos portões. Neste ano, além dos estúdios que já marcam presença desde a primeira edição do evento e vêm promover seus próximos lançamentos (em especial os concorridos estandes da Warner e da Netflix, sempre se renovando para manter o público fiel e interessado), novas atrações tornaram a experiência do público ainda mais divertida e com certeza vieram para ficar. Aproveitando a recente onda de eventos “Escape 60” (onde você fica preso e, juntando pistas, tem que se libertar do lugar em um determinado tempo), os canais pagos Telecine e AXN chegaram pela primeira vez e a HBO trouxe uma grande exibição do figurino de Game of Thrones e uma imersão no mundo da série Westworld.
Algo que me chamou muito a atenção em relação aos anos anteriores foi o genuíno crescimento do mercado geek em outros campos. Além dos habituais estandes de filmes, o evento estava preenchido por estandes de camisas, tapetes, itens para o lar, cama, mesa, banho, cadernos. Estandes como a Riachuelo e a Piticas, com uma linha incrível e exclusiva para o evento, além de estandes de tatuagens. Tudo se tornou uma oportunidade de mercado para um público tão fiel e carente de tais produtos aqui no Brasil. “Os geeks, que consomem cada vez mais nossas coleções com temas e personagens, inspiram nosso trabalho todos os dias”, explicou Julia Medeiros, gerente de licenciados da Riachuelo. E tal fidelidade é correspondida.
A procura é impressionante. O público marca presença da maneira que pode, seja para aproveitar cada segundo dos quatro dias ou mesmo para ser o mais rápido possível e conseguir absorver todo o evento em um único dia para logo voltar à estrada. Tudo é valido para comparecer e conseguir aquele action figure ou mesmo aquela breve foto com o artista/quadrinista de quem se é tanto fã.
O lado fã também aflora com as atrações anunciadas. Todos tiveram a chance de ver artistas e diretores de seus filmes e séries preferidos de pertinho, desde a deslumbrante Natalie Dormer, de Game of Thrones, até Vin Diesel e Neal Patrick Harris promovendo seus novos trabalhos. James Gunn conversou sobre o tão esperado Guardiões da Galáxia 2 e os novos Power Rangers conquistaram o Brasil gritando em português “é hora de morfar”.
Teve ainda Supernatural, que voltou pela terceira vez ao evento e a presença da Netflix, que caprichou novamente com suas séries Shadowhunters e Sense8, além da brasileira 3%. Os painéis mantiveram o alto nível e os estúdios prepararam atrações exclusivas, como um teaser do tão esperado Homem-Aranha: De Volta ao Lar e 20 minutos do novo Triplo X. Entrevistas com artistas da área dos quadrinhos também foram ponto alto no evento – como Frank Miller, Brian Azzarello e Frank Quitely – e anime/mangá. Teve ainda a grande procura pelos Youtubers – como Mari Moon, Christian Figueiredo, Bibi tatto e Felipe Castanhari – lançando seus livros e filmes e tirando muitas fotos com todos os seus fãs. Todo fã de qualquer área teve oportunidade de estar próximo daquilo que tanto ama.
Sempre fico surpreso do quanto o evento vem crescendo ano após ano e digo para mim mesmo “É isso. Eles chegaram ao ponto máximo, não tem como expandir e fazer melhor ano que vem”. Mas os organizadores sempre conseguem me deixar sem palavras no ano seguinte. Então vou continuar insistindo, ano que vem não tem como fazer mais do que foi feito neste ano. E vou ficar esperando pelo 7 de dezembro de 2017, dia em que já está confirmada a próxima edição da Comic-Con Experience.