Foreshadowing: o que é e 10 usos da técnica em filmes e séries
Se tem uma técnica narrativa que eu adoro em produções audiovisuais – quando bem utilizada, é claro – é o foreshadowing. A técnica narrativa tem a intenção de surpreender o espectador, pegá-lo de surpresa com uma informação que ele já recebeu, mas não percebeu que recebeu.
E, apesar de focarmos aqui apenas em seu uso no cinema e em séries (sacaram o que eu fiz?), é um artifício que pode ser utilizado em diversas obras, desde as citadas até livros e games. O mais impressionante é que todos nós já a vimos em uso, mas será que nós percebemos?
Por isso, nesse texto vamos não só explicar o que é o foreshadowing, mas também mostrar dez usos da técnica em filmes e séries da atualidade.
O que é o Foreshadowing?
O foreshadowing, traduzindo do inglês seria algo como “prenúncio”, é uma técnica narrativa onde o autor (ou nesse caso, o roteirista/diretor) insinua através eventos que estão por vir, seja de forma textual ou através de elementos visuais em uma cena. No bom foreshadowing, o público recebe a informação, mas não a percebe, para decifrá-la somente após a sua revelação.
O principal objetivo do foreshadowing é colocar uma pulga atrás da orelha do espectador, fazê-lo criar teorias de algo que pode vir a acontecer na história. O caso mais emblemático – e logo, o mais fácil para entender o que é foreshadowing – é em Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008) com a famosa fala de Harvey Dent “ou você morre herói ou vive o bastante para ver a si mesmo se tornar o vilão”. E é exatamente o que acontece com o trágico personagem.
Podemos dizer então que o uso do foreshadowing está diretamente ligado a uma boa narrativa.
Tipos de Foreshadowing
Podemos dizer que há dois tipos de foreshadowing. O direto e o indireto.
Foreshadowing direto
O foreshadowing direto indica eventos futuros de forma explícita. Esse o público pode perceber de forma mais explícita na história.
Geralmente esse tipo de foreshadowing está relacionado a avisos, como a cena da Oráculo dizendo ao Neo que ou ele ou Morpheus morrerão, no primeiro Matrix (The Matrix, 1999). Isso é feito para gerar expectativa na platéia, engajar mais o público na narrativa.
Foreshadowing indireto
O foreshadowing indireto diz respeito à pistas menos óbvias, que requerem mais atenção por parte do espectador aos detalhes de uma cena. Este tipo de foreshadowing geralmente é mais percebido em retrospectiva. Por exemplo, no suspense “Buscando (Searching, 2018)”, o filme nos indica diretamente quem é responsável pelo sequestro da filha de David (John Cho), mas está em segundo plano e a nossa atenção é direcionada de modo a não percebermos de imediato.
Geralmente, o foreshadowing indireto requer que vejamos o filme por uma segunda, ou até mesmo terceira vez, até percebermos aquela informação.
Usos de Foreshadowing no cinema e nas séries
Agora que sabemos o que é foreshadowing, vamos mostrar mais exemplos de como a técnica foi bem usada em diversos filmes e séries, que tal? Veja abaixo.
It – A Coisa
No primeiro It, o diretor Andy Muschietti usa o foreshadowing para antecipar o destino e acontecimentos futuros. No filme, Bill (Jaeden Martell) está deitado ao lado de um desenho de Beverly (Sophia Lillis), quando começa a gotejar e espalha a tina vermelha pelo papel. Isso não só antecipa a futura cena do banho de sangue no banheiro como, no final do filme, após ser raptada por Pennywise (Bill Skarsgard), Beverly acorda na mesma posição do desenho, com sangue gotejando em sua face.
Frozen
Foreshadowing também pode ser usado para gerar uma expectativa errada na audiência. Após ser amaldiçoada, Anna descobre que a única forma de quebrar aquela maldição é através de um ato de amor verdadeiro. Nós, como plateia, vendo uma animação Disney, somos levados a pensar que esse ato seria um beijo do príncipe, um ato romântico, certo?
Mas Frozen inteligentemente subverte essa ação ao colocar a personagem se sacrificando por sua irmã, Elsa, e essa abrindo seu coração ao amor da irmã. No final, um ato de amor verdadeiro, mas não da fonte que era esperada.
Midsommar
Midsommar apresenta uma narrativa incrível e nos conta o filme todo, do início ao fim, através da imagem abaixo, que abre o longa. Foreshadowing clássico:
Assim como outros elementos de cena que ditam o destino de Danny (Florence Pugh) e do grupo de personagens:
Os Infiltrados
Um dos grandes filmes de máfia modernos, com Matt Damon, Leonardo DiCaprio, Jack Nicholson e grande elenco, Martin Scorcese usa do foreshadowing para indicar o destino dos personagens. O diretor coloca um grande X em toda a cena em que há um personagem que, futuramente, morre no filme.
Jurassic Park
O escritor Michael Crichton adora usar foreshadowing em seus livros, e ele também os usa em sua obra adaptada aos cinemas por Steven Spielberg. E é um estudo perfeito da técnica narrativa. Veja a cena abaixo:
Embora extremamente simples à primeira vista (são só os personagens principais indo à ilha de helicóptero), a cena é perfeita pois entregando importantes características dos seus dois personagens centrais e o principal tema do filme. Vamos lá:
- Vemos como o dono do parque, John Hammond (Richard Attenborough), é mão de vaca desde o início, já que, em um simples helicóptero, haviam cintos errados na poltrona do Dr. Grant (Sam Neil). E mesmo com o seu bordão “não poupei despesas”, foi incapaz de reconhecer a importância do seu funcionário Dennis (Wayne Knight), o que levou a ser traído por ele e a toda a tragédia ocorrida no parque;
- Vemos como o Dr. Grant é extremamente criativo ao atar um nó nos cintos que estavam errados, característica sua que o fará sobreviver aos eventos daquela noite;
- E o principal foreshadowing, o fato das entradas dos cintos na poltrona de Grant serem fêmeas, que se correlaciona com os dinossauros no parque que, na cena da apresentação dos laboratórios, descobrimos que são todos fêmeas, logo, incapazes de procriar.
O nó dado por Grant nos cintos fêmeas nos indica que, assim como ele foi capaz de dar um jeito naquela situação, os dinossauros fêmeas também seriam capazes de contornar essa barreira e que, como Malcolm (Jeff Goldblum) disse, “a vida encontra um jeito”.
Os Vingadores
Os filmes da Marvel tem uma série de pequenos foreshadowings que, planejados ou não, acabam sendo bem legais de destacar. No segundo filme, “Era de Ultron”, após a revelação e a fuga do vilão, Tony (Robert Downey Jr.) justifica a criação de Ultron por temer uma futura ameaça vinda do espaço que seria o fim de tudo. Em suas palavras, “it would be the endgame). No futuro, em Guerra Infinita, o Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch) após entregar a Jóia do Tempo a Thanos (Josh Brolin) fala para o Homem de Ferro “we’re in the endgame now”.
O título do último capítulo dos heróis é “Avengers: Endgame”.
E Capitão América: Guerra Civil (Civil War, 2016) dá um pequeno foreshadowing do destino dos personagens em Vingadores: Guerra Infinita.
Na cena acima, os personagens são apresentados ao Acordo de Sokovia. A disposição dos personagens entrega o seu destino na vitória de Thanos. À direita estão os personagens que morrem no filme, à esquerda os que sobrevivem. E Tony está isolado ao fundo, sinalizando seu destino perdido no espaço sideral.
Para finalizar, mais um envolvendo o Doutor Estranho (2016), o vilão Kaecilius (Mads Mikkelsen) alega que o Tempo é o verdadeiro grande vilão, o vilão definitivo. E toda a nova fase da Marvel, que irá culminar em Vingadores: Guerras Secretas, os heróis lutam com Kang, um vilão que controla e viaja no Tempo.
Toy Story 3
A saga dos brinquedos também apresenta um foreshadowing. No segundo filme o vilão Pete Fedido fala que o destino dos brinquedos era o de serem esquecidos e jogados em uma fornalha. No terceiro filme da franquia, é exatamente o que acontece.
Harry Potter
Durante toda a saga do bruxo, os personagens mais velhos que conhecem Harry (Daniel Radcliffe) apontam como ele possui os olhos da mãe, isso é sempre pontuado ao longo dos filmes. No último filme, As Relíquias da Morte – Parte 2 (The Deathly Hallows – Part 2, 2011), antes de morrer, Snape (Alan Rickman) pede para que Harry olhe para ele.
Logo depois, descobrimos que Snape sempre foi apaixonado pela mãe de Harry. Seu pedido foi para que a última coisa que ele visse fosse a mulher que ele amava.
How I met your Mother
A comédia dos amigos dá um foreshadowing de um importante evento, a morte do pai de Marshall (Jason Segel), com uma inocente piada duas temporadas antes. Ao mostrar um jantar de ação de graças no futuro, Marshall agradece a sua esposa Lilly (Alyson Hannigan) e sua família, mas seu pai curiosamente não aparece na cena.
Arrested Development
Na segunda temporada da série de comédia da família Bluth, o irmão mais novo, Buster (Tony Hale), perde sua mão no mar, mordida por uma foca. Episódios antes, ele encontra uma cadeira sua no formato de mão na casa da empregada da família e diz de forma inocente “nunca achei que sentiria tanto a falta de uma mão”.
Breaking Bad
A segunda temporada dá um incrível exemplo de foreshadowing, tanto de futuros eventos quanto de destino dos personagens. Durante toda a temporada é mostrado na abertura um urso rosa de pelúcia, ligeiramente queimado e sem olho. Além de outras cenas de corpos, algo que não faz sentido algum até o último episódio da temporada.
Após a morte de Jane (Kristen Rytter) seu pai, um controlador de tráfego aéreo, faz acidentalmente dois aviões baterem no ar, fazendo com que um dos destroços, um urso rosa de pelúcia, cai na piscina da casa de Walter (Bryan Cranston).
O urso também é um indicativo do início da queda de Walter para o mal já que, indiretamente, foi responsável pela morte de Jane.
Boas histórias associam eventos a significados, e o bom foreshadowing entrega diversas camadas, com diferentes signifcados, em diferentes diálogos e cenas. Fazendo com que o espectador sempre procure uma nova interpretação daquilo que ele está assistindo.
Faltou algum uso do foreshadowing em nossa lista? Manda nos comentários ou no nosso grupo do telegram (@cinememserie).