O Mecanismo, nova série da Netflix, bota o dedo na ferida do país
Ontem e hoje a Netflix promoveu uma noite de gala no Rio de Janeiro para o lançamento da sua mais nova série original brasileira, O Mecanismo. Todo o elenco, encabeçado por Selton Mello, Caroline Abras e Enrique Diaz, junto com os criadores José Padilha e Elena Soarez, estavam juntos para verem o primeiro episódio que chega dia 23 de março no streaming.
Não só o elenco de O Mecanismo estava presente, mas também os atores Bianca Comparato, Vaneza Oliveira e Rodolfo Valente da série 3% e Emanuelle Araújo e Douglas Silva da futura série de comédia nacional Samantha! também estavam presentes o que, junto do presidente da Netflix Reed Hastings e executivos da empresa, tornou a noite mais do que um lançamento da série, mas uma celebração das produções brasileiras da casa.
Hoje foi a vez de conversar com os criadores e atores da produção. Para começar, Padilha conversou com a jornalista Malu Gaspar, da revista Piauí, traçando um paralelo entre a série e a atual situação do país, que levou aos fatos que inspiraram a série. Em seguida o elenco respondeu à perguntas dos jornalistas sobre a série. Nós vimos 3 episódios e é como ver um Tropa de Elite muito mais cruel.
Série bota o dedo na ferida
Padilha comparou O Mecanismo há outro de seu filme que faz uma profunda crítica social, Tropa de Elite: “No Tropa, era uma coisa mais institucional, se tratava da corrupção na PM. Aqui, se trata de uma corrupção em vários níveis, algo mais geral. E algo que não é exclusivo do Brasil, mas que acontece em todo o mundo.”
E é isso que os 3 episódios que vimos estabelecem. Selton Mello é o policial Marco Ruffo que, junto com sua pupila Verena Cardoni (Abras) vem montando um caso contra Roberto Ibrahim (Diaz). Padilha traz novamente o estilo de narrativa utilizado em Tropa e Narcos e usa Selton como narrador, vemos todo o seu trabalho e ponto de vista de tudo que ele vê de errado no sistema como um todo.
Todos os atores estão muito bem, em especial o trio Mello/Diaz e Abras. Padilha mais uma vez põe o dedo na ferida e escancara as mazelas do país, com a sua característica narrativa, mostrando a corrupção em várias esferas do país, dos diretores de grandes empresas até o nosso governo.
Assim que a série for liberada daremos a nossa crítica completa, mas enquanto isso fiquem com a certeza de que O Mecanismo com certeza vale a pena a conferida. Ela chega na próxima sexta, dia 23 de março.