Top 5 pontos positivos nas séries Marvel/Netflix (e 3 negativos)

Top 5 pontos positivos nas séries Marvel/Netflix (e 3 negativos)

Reading Time: 5 minutes

É isso gente, como foi se desenhando desde o ano passado, com os cancelamentos de Luke Cage e Punho de Ferro (ambos após duas temporadas) e Demolidor (após a sua 3ª) e agora com os anúncios do fim de Jessica Jones e Justiceiro, todas as séries Marvel/Netflix foram oficialmente canceladas, sendo a 3ª de Jessica a última que será exibida no streaming, ainda este ano.

Desde a estreia de Demolidor, em 2013, vimos e conhecemos mais desses personagens que poderiam não ter um espaço no cinema (Demolidor teve uma péssima adaptação com Ben Affleck no papel do herói), mas que encontram no formato de série seu espaço e um público cativo.

Para nos despedirmos desse período de pouco mais de 5 anos, vamos listar aqui 5 pontos positivos que essas séries trouxeram, mas também 3 pontos onde elas falharam miseravelmente. Confiram comigo no replay:

Ponto Positivo – Personagens bem construídos

Um dos melhores pontos das séries foi apresentar personagens bastante relacionáveis, personagens com quem o público se importa. Desde os dilemas dos heróis principais (Matt e sua dualidade católica, Jessica lidando com uma violência e abuso) até coadjuvantes bastante cativantes (abraço pro Foggy, de Demolidor. Melhor coadjvante de todos, gerou ótimos episódios e diálogos sempre que lhe davam chance) e vilões com ótimos argumentos. Houveram vacilos, claro (alô Punho de Ferro), mas em sua maioria as séries geraram ótimos personagens.

 

Ponto Negativo – Falta de ligação com o cinema (e entre as próprias séries)

Por conta de todo o embrolho legal envolvendo as partes do cinema e da TV (oficialmente, elas coexistem mas são separadas) nunca tivemos uma real ligação entre o universo Marvel do cinema e o Netflixverso. Apenas ficávamos ouvindo citações breves e vagas de personagens e eventos que se passaram nos filmes, tudo de forma bastante subjetiva, como o fato da primeira temporada de Demolidor se passar após a batalha de Nova York em Vingadores e Jessica ter que resolver um caso de pessoas que estavam atrás de super seres na sua primeira temporada. Uma pena, pois se todos fazem parte do mesmo universo, uma interação melhor entre as partes poderiam render mais coisas legais do que simplesmente isso. E nem mesmo entre as próprias séries rolava uma interação boa, os personagens eram citados subjetivamente, apenas para o espectador perceber e ficar “olha, tão falando de fulano”…se é para as séries conversarem, fizessem direito.

 

Ponto Positivo – A Ação

Isso é um aspecto que ninguém pode reclamar. Em especial Demolidor, as séries eram muito bem trabalhadas na ação. Jessica Jones não tinha tanto essa proposta, mas sua primeira temporada era bastante carregada na tensão. Mas em Demolidor e Justiceiro víamos cenas muito bem coreografadas e filmadas (a cena do corredor estará sempre nos nossos corações) e extremamente violentas.

 

Ponto Negativo – A mesmice da ação

O mesmo ponto positivo foi usado à tamanha exaustão que acabou virando piada ao longo das outras séries. Como a cena do corredor deu tão certo em Demolidor, as outras também usaram só que não rolou. Ficou apenas uma marca das séries, do tipo “ih olha, mais uma cena de luta em um corredor”. De uma cena com um impacto visual impressionante, acabou se tornando mais do mesmo pelas outras séries. E a primeira temporada inteira de Punho de Ferro teve lutas pouquíssimo inspiradas, problema que foi prontamente corrigida em sua temporada seguinte.

 

Ponto Positivo – O Elenco

A escalação do elenco principal caiu como uma luva. Charlie Cox e Krysten Rytter roubam cenas e acrescentam personalidade aos seus papéis. David Tennant e Vincent D’Onofrio são hipnotizantes nos papéis dos vilões Killgrave e Wilson Fisk (respectivamente) e Jon Bernthal traz o Justiceiro definitivo. O elenco das séries parece ter sido escolhido a dedo pelos produtores. Por outro lado…

 

Ponto Negativo – Desperdício de ótimos atores

Infelizmente alguns ótimos atores tiveram passagem pelas séries e ainda assim foram completamente desperdiçados nas produções, como Mahershala Ali em Luke Cage (a melhor coisa de uma ótima primeira temporada) e Sigourney Weaver em Defensores (uma total quebra de expectativa).

 

Ponto Positivo – Temática mais adulta

Por ter a liberdade de atuar num canal sem a intervenção da censura, o quarteto de séries da Marvel pôde se concentrar em atuar com temas muito mais adultos do que uma série de TV normal poderia. Temas como racismo, abuso sexual e drogas foram alguns dos muitos temas que entraram em debate durante as séries e as consequências de tais fatos, e mostradas de forma mais crua (em especial os lances de violência sexual abordados em Jessica Jones). Com certeza um ponto positivo para as séries.

 

Ponto Positivo – Mulheres Empoderadas

Algo que me cativou bastante nas séries foi esse ponto. As mulheres não são de forma alguma dependente dos homens para desempenhar seus papéis nas tramas, e possuem arcos próprios. A segunda temporada de Punho de Ferro é um ótimo exemplo disso, onde temos Coleen Wiig e Misty Knight formando uma excelente parceria (um dos pontos altos da temporada). E nem é preciso citar Jessica Jones, que é o ponto alto do “girl power” das séries. De qualquer forma, as mulheres em boa parte do tempo nas 4 séries, foram muito bem retratadas.

 

Acharam que faltou algum ponto? Concordou ou discordou de algo? Comente nas nossas redes sociais.

0 0 votes
Article Rating