Top 6 séries com episódios que retratam o racismo
A covarde morte de George Floyd em Minnesota, Estados Unidos, despertou um levante de protestos pedindo pelo fim da violência policial em negros por todo o país. E o protesto acabou ganhando as redes sociais e chegando aqui no Brasil também.
Só este ano, em matéria da Folha de SP, houve um aumento de 43% em mortes causadas por policiais só no estado do Rio. Entre essas mortes, jovens e crianças.
Quando a ficção espelha a realidade
Não é de hoje que a triste realidade do racismo é retratada na televisão. E considerando a época que vivemos se torna cada vez mais essencial mostrar que, mesmo com o avanço da conscientização de discriminação, o racismo está longe de estar acabado. E aí entram importantes episódios de séries de TV que mostraram isso na carne com incríveis interpretações.
Por isso listamos aqui 6 episódios de séries que retratam o racismo. Mesmo a experiência do negro americano estar em um lugar bem distante da brasileira, são experiências que falam com todo o público e são importantes para refletirmos sobre o tema.
Fresh Prince of Bel Air – “Mistaken Identity” (S1E06)
No sexto episódio da primeira temporada da série, que chegou aqui como “Um Maluco no Pedaço”, Will (Will Smith) e Carlton (Alfonso Ribeiro) são presos por dirigirem um carro de um sócio do Tio Phil (James Avery), sem documentos. Durante todo o episódio, os primos discutem as diferenças do tratamento da polícia ao homem negro naquela situação. Will, com sua experiência em viver no gueto, e Carlton, incrédulo com a situação, acreditando no sistema e nas leis.
A série está completa disponível na Netflix.
Brooklyn 99 – “Moo Moo” (S4E15)
A ótima série de comédia sempre encontra uma forma de tocar em questões sociais sem perder as características que a tornam um sucesso de crítica e público. E com o racismo não foi diferente.
No episódio “Moo Moo”, o décimo sexto da quarta temporada, Terry (Terry Crews) é vítima de racismo por um policial simplesmente por estar na rua à noite. Em uma conversa entre Terry e o Cap. Holt (Andre Braugher), o personagem expressa toda a sua decepção com a atitude de seu superior ao pedir apoio para sua denúncia.
Brooklyn 99 está disponível na Netflix.
Mister Brau (S4e2)
A série estrelada por Lázaro Ramos e Thaís Araújo possui vários momentos onde a discussão de raças é levantada, mas no segundo episódio da sua quarta e última temporada, o filho do casal, Egídio, é acusado de roubo em um shopping. Como uma forma de se retratar, Brau e Michele fazem um vídeo para debater questão.
Mister Brau está completa no Globoplay.
Black-Ish – “Hope”(S2E16)
Assim como a série anterior, Black-ish também aborda em vários momentos a visão de como é ser negro nos Estados Unidos. Mas destaco, em especial, o episódio “Hope”, décimo sexto da segunda temporada.
O episódio aborda a visão da família Johnson em meio a um caso judicial envolvendo brutalidade policial em um adolescente, de vários ângulos. Em especial, Dre (Anthony Anderson) e Bow (Tracee Ellis Ross) tentando explicar aos mais novos de uma forma que eles possam entender e suas idéias sendo colocadas em embate.
Grey’s Anatomy – “Personal Jesus” (S14E10)
Em uma cena extremamente poderosa do décimo episódio da décima quarta temporada da série criada por Shonda Rhimes, a Dra. Bailey (Chandra Wilson) e o Dr. Warren (Jason George) explicam ao seu filho, William, o que ele deve fazer quando for abordado por um policial.
A cena tomou as redes sociais e exemplifica perfeitamente a nossa triste realidade.
A série está disponível na Netflix.
As Visões de Raven – “True Colors” (S3E10)
Nesse episódio em comemoração ao Mês da história Negra nos Estados Unidos, Raven (Raven-Symoné) e sua amiga Chelsea (Annaliese Van Der Pool) tentam conseguir um emprego em uma loja, mas só Chelsea é aprovada para a vaga.
Mais tarde, Raven recebe a visão de que a gerente não contrata nenhuma pessoa de cor. Com um disfarce e gravando tudo, ela retorna à loja para expor a mulher. Um episódio que, mesmo disfarçado com o tom de comédia da série, demonstra a diferente de tratamento entre pessoas brancas e negras.