17 diretores de filmes que já dirigiram episódios de séries de TV

17 diretores de filmes que já dirigiram episódios de séries de TV

Reading Time: 6 minutes

Havia um tempo onde existia uma separação muito clara entre os diretores: ou você dirige filmes, onde ganha status e renome entre os fãs, ou dirige séries. Mas, o que muitos não sabem é que diversos diretores que hoje são grandes conhecidos do público antigamente já quebravam essa barreira e tentavam projetos diferentes em séries de TV.

E hoje, com a propagação dos projetos de streaming, vemos muitos diretores assumirem ou pelo menos contribuir de alguma forma em episódios de grandes produções da Televisão. A tal barreira citada no início desse texto não existe mais.

Por isso, resolvemos listar grandes diretores, modernos e mais clássicos, que já dirigiram episódios de séries de TV. Para nossa lista, colocamos nomes que tanto começaram na TV e migraram para a tela grande ou fizeram o movimento inverso, já sendo conhecidos por filmes e dirigiram episódios de séries famosas.

Acompanhe abaixo e vamos lá.

Ridley Scott

O famoso diretor de filmes como Alien – O Oitavo Passageiro, Blade Runner e Falcão Negro em Perigo, Scott também dirigiu a série da HBO Max Raised by Wolves, que mostra um futuro onde dois andróides tem que criar filhos humanos em um planeta virgem.

Além de dirigir os dois primeiros episódios, Scott também atua como produtor executivo da série.

Karyn Kusama

A talentosa diretora, com habilidade de contar histórias com personagens envolventes, ficou muito conhecida por trazer às telas o terror Garota Infernal (com Megan Fox e Amanda Seyfred).

Mas agora também contribuiu produzindo e dirigindo o episódio piloto da famosa série Yellowjackets, que mostra um grupo de garotas que sobreviveram a um traumático acidente de avião que as deixou presas na natureza por mais de 1 ano.

Steven Spielberg

Um dos diretores mais renomados da nossa geração, pouco antes de estourar com o filme “Tubarão“, Spielberg fez duas contribuções muito importantes para a TV. Spielberg, que teve sua história contada na cinebiografia Os Fabelmans, dirigiu um filme feito para a TV e o piloto da famosa série Columbo, mostrando o assassinato de um famoso escritor e o processo para resolver o caso.

Rick Famuyiwa

Rick Famuyiwa catapultou seu nome com seu ótimo filme Dope: Um Deslize Perigoso. De lá para cá, o diretor teve seu nome atrelado a diversos projetos de interesse do público geek, como o filme-solo do Flash, mas não foram pra frente. Até que dirigiu alguns episódios das temporadas de The Mandalorian, do universo Star Wars.

Robert Rodriguez

Famoso por filmes como “A Balada do Pistoleiro” e “Um Drink no Inferno”, Robert Rodriguez contribuiu com a série de Star Wars The Mandalorian, dirigindo o 6º episódio da 2ª temporada, que reintroduziu o personagem Boba Fett à franquia.

Drew Goddard

Apesar de ter seu nome muito ligado a projetos de terror, tendo dirigido o ótimo O Segredo da Cabana e indicado ao Oscar por roteiro adaptado pelo filme Perdido em Marte, Drew Goddard também é associado à séries de TV que caíram no gosto do público.

Em especial, foi responsável pela adaptação da série da Marvel/Netflix Demolidor e dirigiu o piloto da fantástica comédia existencialista The Good Place.

Joe e Anthony Russo

Antes de ditarem os rumos do MCU, e dirigirem os dois últimos filmes dos Vingadores, os irmãos Russos estavam ditando os rumos de uma família rica que teve o seu patriarca preso e contava com o filho mais velho para segurar as pontas na série Arrested Development.

Para homenagear essa fase, os diretores inseriram o famoso caminhão escada da família Bluth no fundo de uma das cenas do aeroporto no filme “Capitão América: Guerra Civil”.

Ben Stiller

Muito ligado à comédias como Entrando numa Fria, Zoolander e Uma Noite no Museu, Stiller também ficou famoso por se tornar um diretor de mão cheia, com filmes como Trovão Tropical e A Vida Secreta de Walter Mitty.

Na Televisão, Stiller trouxe sua visão criativa para a famosa série Ruptura (Severance), da Apple TV+, que mostra o mistério de um local de trabalho e seus funcionários. A série foi altamente recomendada pela crítica e é uma das melhores de 2022.

Taika Waititi

Taika ficou muito conhecido após sua direção no 3º filme do Deus do Trovão da Marvel, Thor: Ragnarok, e sua indicação ao Oscar com seu filme seguinte, JoJo Rabbit. Mas o diretor também já levou seu olhar único para as séries de TV.

Um grande fã de Star Wars, Taika teve a oportunidade de levar sua visão ao dirigir um episódio da série The Mandalorian, para o Disney+.

Richard Donner

Antes de dirigir a primeira adaptação de Superman nas telonas, e o filme infanto-juvenil Goonies, Donner dirigiu diversos episódios de diversas séries de TV de antigamente, como Contos da Cripta, Além da imaginação e O Agente da U.N.C.L.E., que virou filme com Henry Cavill e Alicia Vikander.

Phil Lord & Chris Miller

Antes de fazerem sucesso com os filmes Lego e serem os responsáveis pelo estrondoso sucesso Homem-Aranha no Aranhaverso, a dupla Lord/Miller contribuiu dirigindo o episódio piloto da comédia Brooklyn Nine-Nine, que mostra o dia a dia dos detetives de uma delegacia de Nova York.

Joel Schumacher

Responsável por diversos sucessos dos anos 80/90, como O Cliente, Linha Mortal, Batman Eternamente e Batman e Robin, Schumacher teve a última direção da sua carreira na famosa série da Netflix House of Cards, dirigindo o 5º episódio da produção.

Paul Thomas Anderson

O diretor de renomadas obras como Boogie Nights e Sangue Negro, Anderson contribuiu não só dirigindo mas também escrevendo um episódio de Saturday Night Live.

Adam McKay

McKay ficou famoso por dirigir comédias como O Âncora, A Grande Aposta e Não Olhe para Cima, mas também já contribuiu para séries de TV. McKay dirigiu o 5º episódio de Eastbound and Down, série de comédia da HBO que mostra uma subcelebridade extremamente egoísta.

Justin Lin

Famoso por dirigir a melhor fase dos filmes Velozes e Furiosos, o 4/5/6 – na minha modesta opinião – Lin também contribuiu em diversos episódios pilotos de séries de TV, como Scorpion (que mostrava um time de alto QI investigando casos para a polícia) e o remake de Magnun, e dois episódios da 2ª temporada da série de investigação da HBO True Detective.

Rian Johnson

Mesmo dirigido filmes como Looper, foi dirigindo o episódio “A Mosca”, o 5º da 3ª temporada de Breaking Bad, que Rian Johnson catapultou o seu nome.

O diretor contribuiu com a série em mais 2 episódios da 5ª temporada, o que lhe abriu oportunidades de dirigir Star Wars – Os Últimos Jedi e seus filmes autorais, Entre Facas e Segredos (Knives Out) e sua sequência, Glass Onion, para a Netflix.

Quentin Tarantino

Aqui é um caso muito curioso, acho que o mais curioso da nossa lista. Ver o estilo peculiar e único de Tarantino, como vemos em filmes como Pulp Fiction, Kill Bill e Django Livre, em uma série de TV torna o episódio em questão algo especial, com a assinatura do diretor.

Tarantino teve duas passagens marcantes dirigindo séries: um episódio da antiga série E.R. (que ficou famosa aqui no Brasil com o nome “Plantão Médico“) e o final da 5ª temporada da série CSI, por ser fã da série. Tarantino faz um passeio na mente e pirações dos personagens ao colocar um dos agentes em perigo e uma corrida contra o tempo dos outros para recuperá-lo com vida.

Faltou algum diretor na nossa lista? Deixe nos comentários.

0 0 votes
Article Rating