44ª Mostra de São Paulo – Limiar
“Limiar” é um filme que estará presente na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e conta a história de um cineasta armênio que está em busca de uma locação para que possa filmar seu projeto, que contará a história do seu país levando em conta as suas raízes ancestrais.
A busca pela locação parece ser mais subjetiva e simbólica do que de fato uma busca objetiva por um local físico. Em um determinado momento do longa podemos observar uma procura do cineasta por ele mesmo, quando em um sonho o protagonista se pega observando ele mesmo, onde o seu reflexo está chamando a sua atenção com reflexos de luzes e depois se afastando correndo.
A busca pelo conhecimento de si mesmo e da própria cultura é evidenciado em outros momentos e de outras maneiras também, como por exemplo, com o personagem procurando entender o que está lendo nos artefatos ou quando está aprendendo o significado de novas palavras.
Com uma narrativa introspectiva observamos junto com o cineasta, belíssimas imagens e paisagens a qual somos convidados não só a admirar a bela vista que está à nossa frente, como também a buscar o significado de toda aquela jornada e de como isso irá influenciar o cineasta e sua relação com o seu passado passado.
“Limiar” é aquele tipo de filme que coloca o espectador em um estado de ação, deixando ao cargo de quem assiste a interpretação do que vê e dos sentimentos dos personagens.