44ª Mostra de São Paulo – Panquiaco
Documentários são sempre interessantes por normalmente nos mostrar uma visão específica sobre um determinado assunto. “Panquiaco” documentário que estará disponível na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nos conta uma história sobre lembrança, memória e saudade.
Cebaldo trabalha em um porto em Portugal e está sempre lembrando da vida que tinha quando morava em um território indígena no Panamá. O documentário mostra que há um sentimento de solidão permeando a vida de Cebaldo e que ele não consegue, de maneira nenhuma se desvencilhar dessa sensação.
Ao observamos Cebaldo na sua jornada de volta à aldeia, o que sentimos é um amontoado de emoções que nos contagia. Sentimos a saudade daquela pessoa e, principalmente, o quanto essa jornada é importante para ele.
A escolha dos poemas que são exibidos durante o decorrer do documentário e as intervenções das pessoas que dialogam com Cebaldo nessa jornada intensificam ainda mais a sensação de solidão e o quanto aquilo é importante para ele.
“Panquiaco” é sobre uma tentativa de retorno a origens, um belo poema sobre a saudade e a memória do que já passou.