Cinema e Psicanálise: Na Netflix e plataformas online
Vamos conferir alguns filmes que mesclam na medida o cinema e a psicanálise, passeando por vários gêneros da sétima arte, desde pelo drama, a ação/policial, o suspense e o terror. Existem muitas formas de se analisar a mente humana, pelo riso, pela lágrima ou mesmo pelo susto, e nos filmes a seguir vocês poderão experimentar todas estas sensações mais uma vez.
Todos os filmes abaixo se encontram nas plataformas online mais acessíveis ao cinéfilo.
Então, vamos começar com uma lista indicativa no streaming da Netflix:
Nise: O Coração da Loucura de Roberto Berliner – Brasil, 2016: sobre a Drª Nise da Silveira na pele de Gloria Pires
O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de sus Ojos) de Juan José Campanella – Argentina, 2009: sobre memória de crime do passado que volta no presente: Com Ricardo Darin.
Conspiração e Poder(Truth) de James Vanderbilt – EUA, 2015: jornalistas que tentam combater fakenews no governo de George W. Bush Filho, Com Cate Blanchett e Denis Quaid.
Um Divã para Dois de David Frankel de 2012 – casal tenta recuperar paixão com terapia intensiva. Com Meryl Streep
Terapia do Amor de Ben Younger de 2005 – Meryl Streep é terapeuta da nova namorada mais velha (Uma Thurman) do seu filho.
Frankie e Alice de Geoffrey Sax de 2010 – Halle Berry interpreta dançarina com personalidades múltiplas.
A Cela de Tarsem Singh de 2000 – Jennifer Lopez é policial que terá de entrar literalmente nos sonhos de um serial killer para descobrir o paradeiro de sua última vítima antes que seja tarde demais.
A Pele que Habito de Pedro Almodóvar de 2011: homem obcecado pela morte de sua filha planeja uma vingança pouco ortodoxa… adaptação livre de conto inspirado em Frankenstein.
Precisamos Falar sobre Kevin de Lynne Ramsay de 2011 – Filme visto da perspectiva da mãe de um jovem psicopata… Com Tilda Swinton.
As Vantagens de Ser Invisível de Stephen Chbosky de 2012, sobre jovem que muda de cidade pra recomeçar mas guarda segredo sombrio do passado… Com Emma Watson.
Se Enlouquecer Não se Apaixone(It’s Kind of a Funny Story) de Anna Boden e Ryan Fleck – EUA, 2010: sobre jovem que reaprecia a vida após se internar numa psiquiatria. Com Viola Davis.
Preciosa de Lee Daniels de 2009. Filme sobre jovem que passa por todos os preconceitos para superar relação violenta com a mãe (que deu o Oscar de coadjuvante para Mo’Nique).
Quando te Conheci (Equals) Drake Doremus – EUA, 2015: ficção científica sobre casal que se apaixona num mundo onde sentir é proibido. Com Kristen Stewart.
The Fundamentals of Caring de Rob Burnett – EUA, 2016: sobre família disfuncional, Com Paul Rudd e ídola teen Selena Gomez.
O Começo da Vida de Estella Renner – Brasil, 2016: documentário sobre o mundo através dos olhos de uma criança.
Life, Animated de Roger Ross Williams – EUA, 2016: sobre autismo, mostrando o universo enxergado por portadores de autismo com desenho.
Para além destes filmaços acima, vocês poderão encontrar alguns clássicos dos mais premiados no cinema que mesclam sua narrativa com elementos de psicanálise, confira abaixo alguns destes, disponíveis até mesmo no Youtube:
Cisne Negro, de Darren Aronofsky (2010)
Um Estranho no Ninho, de Milos Forman (1975)
O Lado Bom da Vida, de David O. Russell (2012)
Amnésia, de Christopher Nolan (2000)
Um Método Perigoso, de David Fincher (2012)
Outro filme baseado em fatos reais que também retrata a relação de Carl Jung com sua paciente Sabrina Spielrein é “Jornada da Alma”. Você pode assistí-lo completo no YouTube;
Tempo de Despertar, de Penny Marshall (1990)