Diretores de cinema em fotografia criam site para ajudar profissionais do audiovisual
Em uma iniciativa inédita no mercado do audiovisual brasileiro, o diretor de fotografia Azul Serra, de filmes como “Aos Teus Olhos” e “Turma da Mônica – Laços“, criou a Plano Sequência, uma ONG que vende fotos de renomados diretores e diretoras do mercado de cinema/TV brasileiro para ajudar profissionais que estão sem o seu sustento devido à quarentena da Covid-19.
Serra teve a iniciativa quando soube de colegas que estão passando por dificuldades durante esse período. Pensou em vender fotos em suas redes sociais e doar os valores arrecadados. Ao perceber que não seria o bastante, convidou amigos para participar do projeto. Com a participação de Raphael Varandas e Rafael Martinelli, criaram a ONG Plano Sequência.
A ONG oferece um cadastro para quem precisar de ajuda e o pagamento das fotos é realizado no próprio site, de uma forma muito simples, rápida e direta. Todas as fotografias serão vendidas pelo mesmo valor, mesmo tamanho e mesmo papel. A oferta por um preço mais acessível pretende atrair pessoas que normalmente não estão acostumadas a comprar fotografias, a adquiri-las. Assim, todos ganham, e os profissionais que estão em situação difícil serão amparados.
Tirando o custo de produção, o valor arrecadado irá para programas de ajuda aos trabalhadores vulneráveis neste tempo de pandemia, como FilmaRio; FILMAACAO | Belo Horizonte; Vakinha Keller; Cestas Audiovisual; Abacashi.com; Iniciativa Sopro | Curitiba; FIGA | Figurinistas Associados de São Paulo e outros.
A campanha ficará no ar por tempo indeterminado, no período de duração da pandemia, com novas fotos de artistas sendo incluídas quando necessário.