Resenha: Milagres do Amor
O amor é tema de muitos filmes, muitos deles são acompanhados também por uma boa dose de determinação para se conseguir a pessoa amada. Essa determinação e as situações que os casais desses filmes passam é uma prova de que eles se amam de verdade e que merecem estar juntos.
Em Milagres do Amor essa situação é um tanto quanto diferente. Mizgin e Aziz são um casal juntados pela vontade de seus pais. Por uma promessa do pai de Mizgin ao pai de Aziz de que ele daria a sua filha ao filho dele em recompensa dele ter salvo a sua vida. Acontece que Aziz sofre de uma doença que faz com que ele tenha uma série limitações em seu corpo por conta de uma paralisia, o que não impede que Mizgin se apaixone e esteja sempre ao seu lado enquanto ele cresce e se desenvolve, como pessoa e na luta por sua recuperação.
Um ponto importantíssimo sobre esse filme é que ele não é só uma história de amor, é uma história sobre determinação, companheirismo e principalmente lealdade. Todos que estão a volta de Aziz realmente estão com ele e fazem de tudo para que ele se sinta bem e acolhido pela comunidade. O filme consegue te mostrar bastante isso e você sente que cada avanço contra a paralisia de Aziz é também um avanço de todos que estão a sua volta. A comunidade formada em volta de Aziz e Mizgin também é um ponto positivo, você cria uma afeição por todos eles e curiosidade por suas histórias.
A utilização do cinema para demonstrar o avanço dos personagens também é um ponto interessante, você vai acompanhando a relação de Aziz com o cinema desde a sua descoberta quando ele entra em uma sessão, onde ele tem a mesma reação que os expectadores dos irmãos Lumière tiveram ao ver o trem indo em sua direção, de tentar se desviar dele. A sua relação com o cinema se desenvolve tanto que ele passa a trabalhar com isso, e tudo atrelado ao seu desenvolvimento pessoal e físico.
Milagres do Amor é um filme sobre bondade, sobre ser realmente bom sem precisar de nenhuma recompensa. É um drama que tem uma mensagem e consegue cumprir o seu objetivo de passar ela.