Pessoal nossa crítica pro caçador espacial com dreads estilosos foi feita pela nossa colaborada Alessandra Nunes. Então confiram e curtam bastante.
Predador tornou-se um fenômeno cultural em 1987 pelas lentes do John McTiernan, gerando várias sequências e um spin-off. Agora, 30 anos depois, Shane Black, que interpretou Hawkins no longa original, retorna às suas raízes como o diretor de uma das franquias mais famosas do cinema.
Dos confins do espaço para as ruas de uma pacata cidade, a brincadeira de gato-e-rato recomeça quando um menino autista acidentalmente dispara o retorno do Yautja à Terra. Os caçadores com “dreads” mais letais do universo estão mais fortes, mais inteligentes e mais mortais do que nunca, tendo se aprimorado geneticamente com o DNA de outras espécies -o que soa como clichê se não fosse pelo maior dos maiores predadores na tela-. Agora, apenas uma tripulação desorganizada de ex-soldados a caminho do pinel e um professor de ciências descontente pode impedir o fim da raça humana.
A princípio, Black parece ser uma pessoa incrivelmente leal ao original. A sequência de abertura e o clímax, ocorrendo em cenários densamente florestados, são uma homenagem direta ao filme original. O diálogo instantâneo também faz referência constante à franquia, juntamente com seus easter-eggs e suas muitas iterações, fazendo a alegria de alguns fãs. Outros, como eu, sentirão falta do tão característico infra-vermelho. Mesmo sendo uma parte das origens da franquia, o filme de Black mostra-se, confuso, caótico e complicado, provando que ele não é o cineasta certo para conduzir essa propriedade à sua próxima evolução. O filme tem uma séria crise de identidade – é uma comédia (com muito humor negro) ou um filme de ação? O Predador original pode ter tido algumas linhas memoravelmente engraçadas, mas sabia o que era: um filme de ação eficiente, contido e brutalmente selvagem no melhor estilo do gênero. Não nos é dado nada para se envolver, por isso é impossível nos preocuparmos com qualquer um dos eventos, que são muito incompreensíveis. Ele se transforma em emaranhado de balas e sangue verde-neon, dificilmente reconhecível como uma das características noir de Black, usualmente esculpidas e elegantemente executadas em outros dos seus filmes.
No roteiro, os personagens são mal esboçados (Alfie Allen obtém três linhas, no máximo), nenhum dos motivos é claro e nem a geografia na tela. O Predador vai em um ritmo vertiginoso que é quase impossível acompanhar. Além disso, o filme não tem ideia de quem são as verdadeiras estrelas. O poderosamente magnético Rhodes deveria ter sido o líder, e ele rouba cada momento que ele está na tela. Brown também é uma piada em um desempenho quase desequilibrado como um cientista militar maligno. Mas Holbrook, como nosso herói, é apenas estranho, inconsistente e chato, enquanto Munn está sobrecarregada com o ingrato papel feminino simbólico, alvo das piadas e atenção inadequada. Infelizmente, ela não tem a chance de subir à ocasião como um herói de ação também.
O Predador até começa forte e há algumas linhas genuinamente engraçadas, mas afunda rapidamente. Black tenta, mas perde todo o controle sobre o tom e o ritmo, o que estraga os elementos com os quais podemos realmente nos importar – história e personagem. É uma pena pensar sobre o que poderia ter sido feito com o Predador.
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