Conheça os pré-selecionados ao Oscar de Documentários em 2016
Mais próximo da grande festa do cinema, a Academina divulgou os pré-selecionados para o Oscar de 2016 na categoria “Documentário”. Catorze produções foram apresentadas como pré-nomeadas. Destas todas, apenas cinco ficarão como nomeadas, e irão à cerimônia em 2016 e devem chegar ao Brasil no mesmo período.
Um número considerável de produções envolvendo artistas foi envolvida nessa pré-seleção: Entre as 14 obras, estão filmes que apresentam a vida dos cantores Amy Winehouse (“Amy“), Lou Reed (“Heart of a Dog“) e Nina Simone (“What Happened, Miss Simone?”), além do ator Marlon Brando (“A Verdade sobre Marlon Brando”)
Apesar das obras com foco em artistas, as filmagens envolvendo questões políticas continuam em voga, e com temas espinhosos por muitas vezes: A produção “Hunting Ground”, por exemplo, trata dos estupros dentro de campus de universidades americanas e “Cartel Land” fala do tráfico de drogas na fronteira dos Estados Unidos com o México; Já “O Peso do Silêncio” envolveu produtores de quatro nações diferentes para apresentar o drama de uma família da Indonésia que ainda busca respostas para o assassinato de um filho, cinquenta anos após um genocídio naquele país, enquanto o franco-autríaco “Vivemos em Paz” sobrevoa com um monomotor as regiões do Sudão afetadas pela guerra civil.
Entre os velhos conhecidos estão o polêmico Michael Moore (“Tiros em Columbine”), desta vez com um tom sarcástico, como um invasor em outros países, numa clara crítica na política externa americana. Além do documentário sobre Nina Simone, a webprodutora Netflix tenta um lugar na festa com um documentário sobre a Ucrânia (“Winter on Fire”).
A cerimônia do Oscar acontecerá no dia 28 de Fevereiro.