Próximo dos 90 anos de existência, Cine Roxy de Santos abre campanha pra continuar existindo
Campanha de doação foi aberta para ajudar a manter o prédio e os funcionários
O Cine Roxy 5, um dos últimos remanescentes do cinema de rua no estado de São Paulo, completou 87 anos de existência nesta Segunda-Feira (15). Apesar do marco, o momento é de preocupação com o futuro do estabelecimento.
Devido às complicações impostas pela pandemia, o Roxy corre risco de ser despejado de seu endereço tradicional em Santos, na Av. Ana Costa. Para manter o cinema aberto, uma campanha de financiamento coletivo foi aberta.
“Ficamos de março a outubro com faturamento zero. Quando reabriu, a taxa de ocupação não chegou a 10% do normal. Isso causou todo tipo de dificuldades, não tivemos como fazer frente aos compromissos” diz Toninho Campos, diretor do Cine Roxy, para o G1 Santos.
Um patrimônio local
Fundado em 1934 o Cine Roxy é um negócio de família, literalmente. Toninho Campos, atual diretor, é neto do fundador, Antonio Campos, e atravessou gerações de famílias da Baixada Santista. Em sua entrada, existe uma “Calçada da Fama”, homenageando personalidades santistas, como os atores Ney Latorraca, Nuno Leal Maia, Bete Mendes e Sergio Mamberti, o crítico Rubens Ewald Filho, e também o jogador Neymar, dentre vários outros. Na intenção de valorizar ainda mais o circuito cinematográfico santista, Toninho Campos trouxe ao Roxy estréias temáticas, premiéres com com atores e demais eventos para a cidade, marcando o Roxy como uma espécie de ‘capital do cinema’ na região.
O link para doação está aqui.