Quem é a garota no doodle de hoje (e porque ela é importante para o cinema?)
Quem acessou o Google no dia 16 de Janeiro deu de cara com a imagem do topo deste post: Uma garota em um vestido negro, enigmática, com uma rosa na mão. Mas quem é ela? E porque céus o Cinetop está comentando um doodle?
Pois bem: Esta foi a homenagem do site de buscas à mexicana Katy Jurado, que faria 94 anos hoje. A atriz emblemática é uma das grandes estrelas do cinema latino e mundial, atuando no que foi chamada de Era de Ouro do Cinema mexicano. Foi ela uma das responsáveis pelas personagens que chamamos de femme fatale – mulheres lindas, vilanescas, traiçoeiras, que ludibriam os protagonistas.
Jurado tem lugar na história. Em 1955, tornou-se a primeira atriz latina a ser indicada ao Oscar, e a até hoje é uma das únicas mexicanas neste patamar na academia, abrindo portas para, muitos anos depois, Salma Hayek (2003) e Adriana Barraza (2006).
Depois de ganhar fama no México, a atriz ganhou notoriedade em Hollywood e atuou com grandes nomes como Anthony Quinn, Kirk Douglas, Tony Curtis e Marlon Brando. Sem nunca abandonar o cinema de sua terra, atuou em mais de 60 filmes. Morreu em 2002, aos 78 anos, após trabalhar no último longa, Un Secreto de Esperanza
Katy Jurado é sempre lembrada por suas atuações em “Nosotros, los pobres” (1948) e “High Noon” (no Brasil “Matar ou Morrer”), que lhe rendeu um Globo de Ouro em 1953, atuando ao lado de Grace Kelly.
https://youtu.be/r-kZ-wd6cyI