Categories: Review's

Resenha: Enola Holmes

Reading Time: 3 minutes

Um filme sobre amadurecimento e sobre trilhar nossos próprios caminhos


Presente no imaginário popular desde que ganhou vida pelas letras de Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes é, talvez, um dos maiores detetives que a cultura pop já viu. Baseado no livro de Nancy Springer a Netflix produziu o filme de Enola Holmes, irmã do célebre detetive inglês. 

O caso investigado aqui por Enola (interpretada pela já consagrada atriz de Stranger Things, Millie Bobby Brown) é sobre o desaparecimento do jovem marquês (interpretado por Louis Partridge) que fugiu de seus familiares que estão tentando o enviar para o exército. Não foi por acaso que a jovem Enola começou a investigar o desaparecimento: ela estava em busca de sua mãe que também havia desaparecido. 

Sobre amadurecer

O longa pode ser visto como o processo de amadurecimento e crescimento de Enola, de como ela pode e decide escolher trilhar o seu próprio caminho. Isso fica claro quando ela decide que vai procurar e ajudar o marquês desaparecido e que estava correndo perigo no lugar de continuar a procurar pela sua mãe. Em alguns momentos durante a trama isso pode ser apresentado como fruto do romance que foi estabelecido entre os dois jovens, mas é algo que não configura um problema, dado que o propósito final é a emancipação da jovem e de tudo aquilo que a prendia. 

Cavill-Sherlock

É impossível não comentar a participação de Sherlock Holmes (interpretado por Henry Cavill, o “Superman”). Como não poderia deixar de ser, é algo bem pequeno, visto que o filme não é sobre ele. No núcleo familiar da história observamos que cada uma das pessoas que compõem a família trilham o seu próprio caminho e seguem as vidas de acordo com suas convicções pessoais. Sherlock é o detetive, o outro irmão trabalha para o estado e tenta a todo custo manter o status quo a qual está tão acostumado. 

Um filme divertido e curto

“Enola Holmes” tem cerca de duas horas de duração, mas nem senti o tempo passar. É divertido e importante dentro do contexto atual que vivemos. Quando acaba o filme o que fica é a esperança de que um dia vamos conhecer mais aventuras da jovem detetive que conseguiu solucionar um caso mais rápido do que um dos maiores detetives da história.

5 1 vote
Article Rating
Euller Felix

Cientista Social. Criador e editor do site e podcast Necronomiconversa.

Recent Posts

Podcast#198 – Premiações e Filmes de 2024

Depois de entrar em greve junto com meia-Hollywood, voltamos! E hoje com Beto Menezes, Camila…

3 meses ago

Oscar 2024: Confira os indicados

Foram anunciados os Indicados ao Oscar 2024, que será realizado em 10 de Março. Como…

3 meses ago

11 filmes que vieram de livros e você nem imagina

Os filmes que encontramos nas telonas nem sempre surgem de ideias originais de roteiristas e…

6 meses ago

Dupla de filmes alemães imperdíveis para assistir no streaming

Referência no cinema europeu e mundial, a Alemanha fez relevantes contribuições artísticas e técnicas para…

7 meses ago

Podcast#197 – Como consumimos conteúdo?

Tamo de volta com mais um podcast! Dessa vez, Beto Menezes e Matheus Maltempi recebem…

7 meses ago

Aquaman 2: Reino Perdido: Jason Momoa está de volta no 1º trailer da sequência

Depois de muito silêncio, mesmo com os lançamentos de Shazam 2, The Flash e Besouro…

8 meses ago