História de um Casamento
História de um Casamento é um dos filmes cotados para o Oscar de 2020. Dirigido por Noah Baumbuch e produzido pela Netflix o longa teve uma boa aceitação da crítica e do público e é bem provável que esteja na lista de indicações ao Oscar. Nós assistimos e vamos dizer um pouco sobre o que achamos do filme.
Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver) que após passarem por muitos problemas acabam optando pelo fim do relacionamento dos dois. O filme nos mostra o processo de divórcio, todas as intrigas e problemas que permeiam o processo, tais como as questões de guarda do filho Henry (Azhy Robertso) e como fica a relação entre os personagens.
Antes de mais nada é importante dar lugar de destaque a Laura Dern que no filme faz o papel da advogada Nora Fanshaw que representa Nicole. Dern está muito bem e sempre que aparece rouba a cena com sua ótima atuação. A trilha sonora do filme está bem legal e também merece destaque.
Mas o filme acabou tendo pontos negativos que infelizmente acabaram fazendo eu não gostar tanto assim dele. A começar pela representação da Nicole que no filme parece não ter outra ação a não ser a de pessoa facilmente influenciável e sem opinião própria, coisa que acabou trazendo todos os “problemas” (entre aspas porque olhamos o filme pela ótica parcial de Charlie o que acaba dificultando o julgamento por parte de que assiste sobre as ações do filme) do processo de divórcio, afinal no filme vemos que Nicole só decide procurar uma advogada por influência de outras pessoas, não cumprindo o combinado anterior entre ela e Charlie.
Além da má representação o filme parece vilanizar a personagem Nicole, mostrando que ela agia de uma forma amigável quando estava com Charlie, mas traiçoeira junto com sua advogada com o objetivo de prejudicar o ex marido, chegando ao ponto de dar um jeito de reduzir drasticamente as opções de advogados para Charlie.
Durante todo o filme vemos as atitudes erradas de Charlie sendo minimizadas ao ponto de a maior discussão acerca de sua traição é o fato de Nicole ter invadido o seu email invertendo a situação e colocando como atitude errada não a traição, mas sim a invasão da privacidade de Charlie.
Esses motivos me fizeram não gostar tanto do filme, mesmo que eu considere que o filme tenha as melhores atuações do ano. Os problemas para mim superam as coisas boas.