CineTOP Top’s : 10 Temas de filmes inesquecíveis
Quando agradam os olhos e os ouvidos, nós encontramos um casamento perfeito
Existem filmes ilustres e existem também temas ilustres. A indústria do entreternimento tem algumas das canções mais belas já compostas, e muitas vezes de forma especial para certos filmes. Elas entram em nossa mente, passam a mensagem que deveriam passar… e ficam rodeando nosso cérebro, fazendo muitas vezes sermos marcados pelo que elas representam.
Aqui nós mostramos alguns dos nossos temas de filmes preferidos – e porque eles são importantes para suas obras e para nosso gosto por cinema.
1. O Poderoso Chefão – The Godfather
(Speak Softly Love – Nino Rota)
Não tem jeito. Pode parecer clichê, pode parecer saudosismo, pode parecer qualquer coisa. Não existe trilha mais marcante na história do cinema do que a composta por Nino Rota para “O Poderoso Chefão”. O tema é marcante ao extremo, e reverenciado por gerações (algumas até que nem assistiram o filme).
Coisa menos conhecida, o nome da canção composta para o filme de Don Corleone chama-se “Speak Softly Love” … e tem uma letra!
http://www.youtube.com/watch?v=zBw8vUdtH2A
2. Três Homens em Conflito – The Good, the Bad, the Ugly
(Il buono, Il Malo, Il cativo – Ennio Morricone)
Há de se reverenciar quando o tema vira sinônimo do próprio gênero de filmes. Composta em 1969 para o faroeste de Sergio Leone, a canção atravessou gerações – e gêneros: Os Ramones tocavam em seus últimos shows a canção originada para o cavaleiro sem nome de Clint Eastwood .
http://www.youtube.com/watch?v=h1PfrmCGFnk
3. Star Wars
(Imperial March – John Williams)
John Williams é compositor de vários temas marcantes da história do cinema, mas talvez os mais-mais deles sejam os de Star Wars. E não somente o tema de abertura – mas também a Marcha Imperial – tema de Darth Vader, que só apareceu no segundo filme da franquia, “O Império Contra-Ataca” (1980). Não há como não pensar sobre de qual lado da força se está ao ouvir o tema do vilão.
4. 007
(Dr No – Monty Norman)
James Bond tem 24 filmes lançados, foi interpretado oficialmente por seis atores diferentes, já teve dezenas de mulheres lindas… E desde o primeiro filme, só possui uma música que todos lembram sempre do agente secreto: A que foi apresentada no primeiro filme, há mais de cinquenta anos em “007 contra o satânico dr. No. Ironicamente, em uma playlist que inclui Madonna, Tina Turner, Paul McCartney e outros grandes nomes, a canção mais icônica é instrumental.
5. Rocky III: O Desafio Supremo
(Eye of Tiger – Survivor)
Todo menino já pensou em briga ao som de “Eye of Tiger”, dos roqueiros do Survivor. Você pensa em boxe ao ouví-la. Então, nada mais digno que colocá-la entre os temas imortais.
A banda foi bancada pelo próprio Silvester Stallone, e chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Canção de 1983. Com o sucesso, a banda gravou também o tema de Rocky IV, “Burning Heart”… mas continuou tendo o tema de Rocky III como sua obra-prima.
http://www.youtube.com/watch?v=0xK9LeQcIYA
6. De volta Para o Futuro – Back From The Future
(Back from the Future – Alan Silvestri and The Outatime Orchestra)
Existem canções que marcam a um momento ou a abertura de um filme, e outras que marcam personagens dele. Mas a particularidade do tema de “De volta pro futuro” é ser uma das poucas (nessa lista, a única) que está presente em TODO o filme! A ópera acompanha todo o enredo com Marty e Doc. Brown: É empolgante quando o filme entra em momentos de ação, e reveladora em conjunto com as descobertas do filme. Precisava estar nesta lista.
7. Psicose
(The Murder – Bernard Hermann’s)
E pensar que Alfred Hitchcock não queria música durante a cena icônica… Foi a esposa do diretor, Alma, que o convenceu que era preciso algo forte para o momento… e assim a composição de Bernard Hermann foi para aquela cena. O trecho mais conhecido é uma parte do tema completo, que rodeia o filme: Ouviu do nada, assustou. Até hoje.
8. 2001: Uma Odisséia no espaço
(Also Sprach Zarathustra – Richard Strauss)
Muita gente que só conhece o tema por causa do filme, mas ela é uma ópera de Strauss, composta em 1896. (O nome da peça é “Also Sprach Zarathustra“). Mas a maneira como foi implantada no filme encanta tanto quanto a visão do espaço que se tem nele. E lá se vão mais de cinquenta anos que o filme foi apresentado.
9. O Rei Leão – The Lion King
(Circle of Life – Elton John).
Quando o assunto é música, a Disney é um caso à parte em seus longas. O que ela fez em ‘O Rei Leão’ foi qualquer coisa de sensacional: O filme já começa com um tema em língua africana, que se transforma em uma introdução à toda filosofia do filme: O ciclo da vida. Quem assina o tema original é Elton John e Tim Rice – No Brasil virou “Ciclo sem Fim”, na voz da atriz Zezé Mota.
Uma curiosidade: Você sabe o que é dito daquela abertura? Nants ingonyama bagithi Baba Sithi uhm ingonyama significa “Aí vem um leão, meu pai: Sim, é um leão”.
10. Missão: Impossível – Mission:Impossible
(Lalo Schifrin)
Tom Cruise ganha vários concorrentes quando é tocado o tema do filme de ação – que (pasme!) foi composta em 1966 por Lalo Schifrim, para o (pasme, de novo) FILME ORIGINAL. – Tente fazer qualquer coisa (qualquer coisa) ao som do tema de “Missão Impossível”: você acredita que está mais expert em uma coisa do que o convencional. Por ser tão empolgante e marcar o filme tanto quanto o próprio filme, está aqui.
http://www.youtube.com/watch?v=2QlplayAjM4
Menções Honrosas:
- Let It Go, de “Frozen – Uma Aventura congelante”, por Indina Menzel
- Beauty and the Beast, de “A Bela e a Fera”, por Celine Dion e Peabo Bryson
- Batman, de “Batman (1989)”, por Danny Elfman
- Tema Central de “Central do Brasil”, por Antônio Pinto e Jacques Morelembaum
- She’s a Maniac, de “Flashdance”, por Michael Sembello
- Ghostbusters, de “Os Caça-Fantasmas” por Ray Parker Jr.
Qual seu tema preferido? O que estaria no seu top 10? Conte pra gente (Essa lista continua…. )