Categories: ColunasFilmes

Os Simbolismos na Trilogia do Cavaleiro das Trevas

Reading Time: 2 minutes

Os três filmes de Christopher Nolan que reintroduziram o herói Batman para uma nova audiência são fantásticos. O que ele fez, na agora chamada “Trilogia do Cavaleiro das Trevas”, cimentou o universo de filmes de super-heróis que temos hoje, inclusive inspirando vários que vieram nos anos seguintes, em adotar uma abordagem mais realista. Alguns casos ruins, como os dois “Homem-Aranha” com Andrew Garfield, e outros melhores sucedidos, como o primeiro Homem de Ferro.

Mas fiquei ainda mais impressionado quando, pesquisando e lendo materiais sobre o filme, como o diretor preencheu o arco dos filmes com simbolismos, e me tornei fascinado em saber mais sobre o tema.  E mais do que saber, quis também compartilhar para todos que gostariam de aprender mais sobre essa aplicação dos simbolismos nos filmes.

Em entrevistas, Nolan deixa claro que havia uma preocupação da sua parte em trabalhar os simbolismos como uma forma de tornar a experiência do cinéfilo mais visceral, por assim dizer. Que ele, ou o fã leitor de quadrinhos, pudesse ter a sua própria interpretação em cima do material que estava vendo.

E convenhamos, o personagem precisava desse “frescor”. Batman é um personagem de 80 anos, que já passou por várias interpretações de diferentes diretores, indo do tom mais gótico de Burton (a qual Nolan acha, sob vários aspectos, visionária) até os tons mais pastiches de Schumacher e da série camp dos anos 60.

Para criar a sua versão, escolheu por dissecar esse personagem até a sua essência. E o que temos é uma saga de 3 capítulos mostrando a luta de um homem marcado por uma tragédia, que enfrenta os seus demônios interiores para salvar Gotham, sua população e, consequentemente, a si mesmo.

Se você quer um apanhado mais completo, aconselho essa vídeo dissertação do autor Jonathan Pageau ou esse compilado do canal Storytellers, que também se baseou no trabalho de Pageau.

Para facilitar a leitura, irei dividir tudo em 3 textos, um por filme, e você poderá acessá-los nos links abaixo ou no final de cada artigo.

Os simbolismos em Batman Begins;

Os simbolismos em Batman – O Cavaleiro das Trevas;

Os simbolismos em Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge;

0 0 votes
Article Rating
Beto Menezes

Recent Posts

Podcast#198 – Premiações e Filmes de 2024

Depois de entrar em greve junto com meia-Hollywood, voltamos! E hoje com Beto Menezes, Camila…

3 meses ago

Oscar 2024: Confira os indicados

Foram anunciados os Indicados ao Oscar 2024, que será realizado em 10 de Março. Como…

4 meses ago

11 filmes que vieram de livros e você nem imagina

Os filmes que encontramos nas telonas nem sempre surgem de ideias originais de roteiristas e…

7 meses ago

Dupla de filmes alemães imperdíveis para assistir no streaming

Referência no cinema europeu e mundial, a Alemanha fez relevantes contribuições artísticas e técnicas para…

8 meses ago

Podcast#197 – Como consumimos conteúdo?

Tamo de volta com mais um podcast! Dessa vez, Beto Menezes e Matheus Maltempi recebem…

8 meses ago

Aquaman 2: Reino Perdido: Jason Momoa está de volta no 1º trailer da sequência

Depois de muito silêncio, mesmo com os lançamentos de Shazam 2, The Flash e Besouro…

8 meses ago