Resenha: A Primeira Noite de Crime

Resenha: A Primeira Noite de Crime

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Chegou a nossa crítica de A Primeira Noite de Crime, escrita pela nossa colaboradora Alessandra Nunes. Confiram e aproveitem.

Quando “Corra” foi lançado em 2017, mais do que algumas pessoas declararam o início de uma nova era de filmes de terror socialmente conscientes. A franquia “Uma noite de crime” abordou tópicos de raça e classe, e sua interseção com violência e política, desde 2013. O mais recente filme é digno de elogio.

Dentro do mundo de “Uma noite de crime”, os americanos recebem uma noite para agir sem consequências. Não há leis. Não há regras. Há apenas autonomia e caos. A primeira entrada da franquia foi uma pequena história sobre uma única família tentando se abrigar no local durante a noite anual de purgação. Seguia uma rica família branca com um invasor negro. A partir daí, os próximos dois filmes da franquia focaram no mundo externo dos “expurgadores”, e vemos o que realmente acontece nessas perigosas ruas da cidade.

Espertamente, a quarta edição da série, mostra como o expurgo anual começou. Apesar de ser uma montagem de notícias, vemos que um novo partido político ultraconservador foi eleito para o poder nos Estados Unidos e afirma querer resolver os problemas que afligem os americanos comuns. No aconselhamento de uma psicóloga social (Marisa Tomei), eles decidem tentar um experimento. Este experimento é um teste do “expurgo”. O experimento é limitado a Staten Island, Nova York. A ilha está bloqueada dos bairros vizinhos, e os moradores locais são encorajados não só a permanecer na ilha durante a noite, mas a deixar escapar um pouco de vapor por meio da purificação. E quando digo encorajado, quero dizer oferecer US $ 5.000 por pessoa, com o potencial de um pagamento maior baseado em como eles participam ativamente.

Uma das distinções visuais mais inspiradas no filme é a forma como mostramos se uma determinada pessoa decidiu ser patrocinado pelo governo. Para rastrear e registrar o comportamento do participante, cada “expurgador” recebe um par de lentes de contato especiais. Embora essas lentes pareçam enervantes à luz do dia, elas são francamente assustadoras quando se iluminam à noite. Ver os olhos brilhantes em um armazém presumivelmente vazio, ou ser capaz de perceber exatamente quantas pessoas em uma multidão aceitaram a oferta do governo de caos subsidiado, é assustador.

Até certo ponto, o filme faz um bom trabalho examinando as implicações dessa manipulação governamental através de seus personagens e suas classes. O jovem negro (Joivan Wade) que vive nos projetos sabe que ele não tem muita oportunidade lá, e está disposto a arriscar-se a expurgar em troca de um novo começo melhor financiado. Por outro lado, o chefão das drogas local e o Superfly (Y’lan Noel) não precisam de dinheiro, mas é muito facilmente persuadido a buscar vingança quando necessário. A ironia do fato de que esse traficante é o “cara bom” é pouco mencionado em “A primeira noite de crime”.  Enquanto nós estamos torcendo por este salvador, para sua ex-namorada e sua família, eu não consegui me livrar do fato de que ele é uma das pessoas parcialmente responsáveis ​​por essas condições sociais em primeiro lugar.

Mais importante, no entanto, este é o primeiro filme da franquia, onde a história é sobre as pessoas que mais são afetadas pelo governo. Em “Uma noite de crime”, vimos o terror infligido a uma rica família branca durante a noite do “expurgo”. Embora seu terror seja certamente válido, a expansão desses filmes para o mundo maior nos mostra que a história da franquia não pertence apenas a pessoas brancas e ricas. A história do antagonismo sistemático e da desumanização das classes mais baixas e minorias pertence àquelas pessoas mais afetadas por essa noite horrível, e “A primeira noite de crime” finalmente acerta.

Além das minhas pequenas queixas pessoais, “A primeira noite de crime” é um filme altamente político que aborda diretamente o que poderia ser o futuro distópico de nosso país. É divertido, mas não confunda seu verniz amigável à pipoca por falta de substância ou moralidade.

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